Os segredos do Enem 2018

O texto demonstra que a participante tem excelente domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro. Não há erros gramaticais ou de convenções da escrita, a não ser pelo uso impróprio da palavra "despeito" no segundo parágrafo.

A participante desenvolve o tema proposto no enunciado da prova por meio de argumentação consistente, fundamentada em repertório sociocultural produtivo, já que cita adequadamente a instituição do voto feminino por Getúlio Vargas na década de 1930.

Apresenta também excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, com introdução, desenvolvimento e conclusão. A redação organiza-se em quatro parágrafos bem construídos e bem articulados entre si. Em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral em defesa de seu ponto de vista, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao ponto de vista defendido.

O ponto de vista defendido é o de que é necessário combater efetivamente o pensamento machista e conservador "que acompanhou o Brasil por tantos séculos" e que promove a perpetuação da violência contra a mulher. A redação apresenta encadeamento entre as ideias e demonstra a competência da participante em selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos e argumentos em defesa de um ponto de vista: o tema é desenvolvido de forma coerente, os argumentos selecionados são consistentes e a conclusão é relacionada ao ponto de vista adotado.

Veja aqui os segredos do enem

A participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta, sem inadequações, repertório diversificado de recursos coesivos, tais como: "porém" (Io parágrafo); "De acordo com", "além disso", "apesar de", "a tal" (2o parágrafo); "Portanto" (3o parágrafo); "primeiramente", "por sua vez", "e, por fim" (4o parágrafo).

O texto apresenta excelente proposta de intervenção, desdobrada em três frentes: conscientização das mulheres, que não devem "deixar-se levar pelo pensamento machista da sociedade"; denúncias pelo Ligue 180, com ou sem o consentimento da vítima, e mudança nas crenças culturais. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção é abrangente, bem elaborada e bem detalhada, além de ser relacionada ao tema e resultar de discussão desenvolvida no texto.